SANTÍSSIMA TRINDADE
Gostaria de acolher o convite a
sentar-nos a mesa com os Três, participar da conversa sagrada, captar e tomar
nossa a troca de Amor e comunhão entre as três pessoas, aparentemente idênticas, mas distintas na própria missão
A mensagem deste ícone, que é a de
Cristo João 17,20-21:
¨Não rogo somente por eles, mas pelos
que, por meio de sua palavra, crerão em mim: a fim de que todos sejam um. Como
tu, Pai, estás em mim e eu em ti, que eles estejam em nós, para que o mundo
creia que tu me enviaste.¨
O ícone foi escrito
pelo monge Russo Andrej Rublev, este
ícone expressa toda a mensagem de Rublev e de São Sérgio.
- Os Três Anjos: são perfeitamente iguais e todavia diferenciados,
representam um só DEUS em três pessoas: o
PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO.
Conhecemos o Pai
através do Filho: ¨Quem me vê, vê o Pai ¨(Jo 14,19). Conhecemos o Filho através
do Espírito: ¨Ninguém pode dizer Jesus Cristo é o Senhor, senão por meio do
Espírito Santo¨(1Cor 12,3). Os cedros idênticos indicam a igualdade do poder do qual cada
anjo é dotado. A diversidade é expressa através das cores das roupas,
mas sobretudo pela atitude pessoal de cada um em relação aos outros. No anjo
da esquerda se reconhece a figura do Pai, no anjo central a do Filho e no anjo
da direita a figura do Espírito Santo .
O PAI
O anjo da esquerda, o
Pai veste um manto lilás sobre uma túnica azul, símbolo da Sua divindade. O
lilás é uma cor evanescente, quase transparente, sinal do mistério e da transcendência. O seu manto cobre os seus dois ombros, ao contrário do Filho e
do Espírito, porque Ele não é enviado, mas envia os outros. Este seu envio é
indicado também pelo pé esquerdo, que parece estar iniciando um passo de dança, ao qual o Espírito,
enviado no mundo.
Tudo converge para
ele, para a fonte: os outros anjos, a rocha,
a casa e a árvore. Ele está
estático , reto, porque esta pessoa é origem de si mesma: é o sinal da
majestade e a referência para os outros dois.
O gesto da mão e o
olhar parecem confiar uma missão ao Filho que a acolhe, curvando, em sinal de consentimento. As Suas mãos não tocam a terra-altar, mas a abençoam com os dois dedos da mão
direita levantados. Ele não está no mundo. A cabeça inclinada indica que Ele
acolhe a oferta amorosa do Filho.
O FILHO
O anjo central, o
Filho, traja a túnica ocre: cor
da terra, símbolo da sua natureza humana assumida na encarnação; o manto azul é sinal da natureza divina da qual se ¨vestiu¨ depois da sua vida na terra e cobre
somente um ombro, porque Ele é enviado pelo Pai. A estola amarela indica
a missão vitoriosa do Cristo ¨sacerdote,
que se deu a si mesmo para a salvação do mundo e ressuscitou.
O seu corpo curvado
e o olhar de Amor voltado para o Pai indicam a aceitação e a docilidade à
vontade paterna. Está comunicando com o Pai a respeito da missão que cumpriu.
A sua mão direita,
apoiada à terra-altar, é a mais próxima do cálice da oferta, porque ele é a
oferta simbolizada pela cabeça do
cordeiro. A mão reproduz o gesto de abençoar do Pai e o ato de apoiá-la
a terra-altar indica a sua descida
ao mundo através da encarnação; os dois dedos são o símbolo das suas duas naturezas: Ele é plenamente Deus e
plenamente homem.
O ESPÍRITO SANTO
É representado pelo
anjo da direita, traz sobre a túnica azul, simbolo da sua divindade,
um manto verde água: é a cor da vida, do crescimento e da fertilidade. No
campo espiritual a verde é simbolo da força vivificante do Espírito, que
ressuscitou Cristo e comunicou ao mundo a plenitude do significado da Ressurreição.
É Ele que dá a vida: o
Espírito do Amor e da comunhão. Dos três, este é o anjo que tem a expressão
reservada.
A sua figura é a
mais curvada sobre a mesa, em atitude de escuta, de humildade e de docilidade. Revelando-nos um aspecto novo
do Amor, tipicamente feminino.
A sua mão permanece
sobre a terra-altar indica a direção da benção: o mundo ao qual o Espírito
dá vida e crescimento, fazendo germinar o cálice do sacrifício e o seu fruto.
O Espírito está
participando ativamente do dialogo divino e está pronto para ser enviado ao
mundo para continuar a obra do Filho.
O manto apoiado
sobre seus ombros, e o pé, que está respondendo à dança iniciada pelo Pai,
são símbolos do seu estar preparado para
partir para cumprir a missão que lhe foi confiada: ¨Quando o Espírito vier, Ele
vos guiará à verdade toda inteira... dirá tudo que já foi dito e lhes anunciará
as coisas futuras¨ (Jo 16,13).
OUTROS ELEMENTOS DO ÍCONE
(HOSPITALIDADE DE ABRÃO GÊNESIS 18,1-15.
- Atrás do Pai se vê a casa de Abraão, que se tornou
templo, morada do pai e simbolo da
Igreja, sua Filha porque ¨corpo¨ de
Cristo, segundo a teologia paulina.
- O carvalho de Mambré se transforma na árvore da morte, da tentação de Adão
, origem da queda da humanidade. Ela é também símbolo da vida: a cruz em que
Cristo, o homem novo, pagou o resgate da humanidade.
- A rocha-monte atrás do Espírito é, ao mesmo tempo, símbolo
de proteção, de lugar ¨teofânico¨, isto é lugar onde Deus ser manifesta e
símbolo da ascensão espiritual.
- O vitelo ofertado por Sara numa bandeja se torna o cálice eucarístico.
- O ouro, simbolo da
luz divina: o fundo e as auréolas douradas
são símbolos da luz divina, como o sol é fonte de toda luz e cor.
Ø Os ícones são escritos em função da liturgia e concebidos para um
espaço litúrgico sendo uma mensagem de fé, um local de encontro com Deus através daquilo que esta sendo representado. Esse
encontro acontece na oração, em que o
ícone, além de ser admirado, suscita em quem esta contemplando a experiencia da
qual nasceu.
Ø
Nos ícones encontramos um sistema de perceptiva inversa que elimina a
distancia e a noção de profundidade. O efeito do ícone, é contrario: aproxima
as pessoas em um primeiro plano contemplativo, facilitando a entrada de quem
está olhando no coração da cena, na profundidade do mistério.
Ø
Nunca
podemos dizer que o ícone esta acabado, o último toque, toca a quem olha com
atitude humilde de escuta da Palavra escrita.
O Espírito é o Amor entre o Pai e o Filho, portanto, queremos nos tornar
dóceis à sua ação, para viver a mesma comunhão de Amor que o Pai quer e o Filho
opera por meio do Espírito.
¨A comunhão dos cristãos tem por modelo, fonte e meta a mesma comunhão do
Filho com o Pai no dom do Espírito¨.
O ícone foi construído
sobre a Cruz, que constitui a estrutura geométrica principal.