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sábado, 29 de março de 2014

ASCENSÃO DO PROFETA ELIAS II Reis 2, 11.


ASCENSÃO DO PROFETA ELIAS
IIREIS 2,11.

O nome Elias, significa “Yaveh é Deus” ou “Yaveh é meu Deus”, já expressa seu caráter e sua função na história bíblica, trata-se do primaz dentro no monoteísmo de Yaveh.
É aquele quem mantém a fé em Yaveh entre o povo e quem luta com vigor pelos Seus direitos. Sua árdua luta contra o sincretismo religioso e deste profeta que “parecia de fogo e cuja palavra era um forno acesso”, uma figura de primeira linha na sucessão das Alianças. O Eclesiástico (48,1-11) canta suas glórias e os livros de Reis nos contam sua vida de forma ampla, distinguindo-se dois ciclos: “o ciclo do Elias (IReis. 17 – IIRs.1) , que se centra na atividade do profeta, e o ciclo de Eliseu” (IIRs. 2-13) que começa o arrebatamento de Elias, momento em que Elizeu o sucede. Chegando ao fim de sua vida, Elias deixa Gálgala e seguido de Eliseu e de um grupo de profetas fazendo paradas em Betel e Jericó, chega até o Jordão atravessando o rio a pé enxuto, ao dividir as águas com seu manto. Apenas Eliseu, destinado a sucedê-lo é quem o acompanha. O fim misterioso de Elias se descreve como um arrebatamento por um carro de fogo (IIRs. 2-13). Desta descrição se originou a antiga crença hebraica de que o profeta haveria de regressar antes do “Grande dia de Yaveh” o da “parusia” do Messias, encontrando eco em Mc. 6,14-16; 9,11; Lc. 9,7.
O prudente parecer expressado por Flavio Josefo (Ant. IX, 2, 2: “Elias desapareceu dentre os homens e, até o dia de hoje, nada se sabe sobre sua morte) , e sobre tudo a atitude de Jesus relata os Evangelhos, nos leva a considerar a descrição do arrebatamento de Elias como um caso de êxtase profético de Eliseu para significar a especial assistência divina na morte do profeta. Na realidade, o fim de Elias está descrito tal com apareceu aos olhos de Eliseu IMac. 2, 58 que foi o único que presenciou.
O mesmo verbo lagah (=tomar), usado para indicar o arrebatamento de Elias, expressa em outros lugares a intervenção de Deus na morte serena do justo (Gen. 5, 24; Salmo 49, 16; Is.53,8.

Na transfiguração de Jesus no Tabor, Elias aparece junto a Moisés Mc. 9,2-8; Mt. 17,1-8; Lc. 9,28-36 também favorecido por uma teofania do Sinai. Elias já esta unido a Moises na Antiga Aliança, da qual um é o legislador que a pactua e o outro o profeta que a conserva intacta e pura. A presença de ambos no Tabor vem a testemunho na antecipada exaltação de Jesus, que a nova Aliança é o coroamento da Antiga.