Total de visualizações de página

sábado, 1 de outubro de 2011

ARCANJO RAFAEL



ARCANJO RAFAEL: “MEDICINA DE DEUS”
A Bíblia cita o Arcanjo Rafael, no Antigo Testamento, no Livro de Tobias (presente somente no cânon Católico). No capítulo 5, versículo 4 (Tb 5,4) vê o início das aparições de Rafael ao jovem Tobias: "(…) Tendo saído, deparou-se-he o anjo Rafael, sem demonstrar, todavia, ser um anjo de Deus" Já no capítulo 6, versículo 3 (Tb 6,3), vê-se porque imagem esculpida pelos católicos mostra o arcanjo segurando um peixe. Eis que o grande peixe que tentou devorar Tobias e que o anjo lhe ordenou que o dominasse para tirar-lhe o fel, o qual, vemos (Tb 6,11) que é usado pelo arcanjo para curar o pai de Tobias devolvendo-lhe a visão.
Somente no capítulo 12 Rafael se dá a conhecer, se apresentando como anjo de Deus (Tb 12,15) "Eu sou Rafael, um dos sete santos anjos que assistem e têm acesso à majestade do Senhor".
Não é mencionado no Novo Testamento, mas a tradição o identifica como o anjo da ovelha em João 5,2. Rafael também é figura proeminente nos costumes do Judaísmo (ele é um dos três anjos que visitaram Abraão antes da destruição de Sodoma e Gomorra).
Sua festa é celebrada no dia 29 de setembro, junto com Gabriel e Miguel. http://pt.wikipedia.org/wiki/Rafael_(arcanjo).
ORAÇÃO
Glorioso Arcanjo São Rafael, que vos dignastes tomar a aparência de um simples viajante, para vos fazer o protetor do jovem Tobias; ensinai-nos a viver sobrenaturalmente, elevando sem cessar nossas almas, acima das coisas terrestres.
Vinde em nosso socorro no momento das tentações e ajudai-nos a afastar de nossas almas e de nossos trabalhos todas as influências do inferno.
Ensinai-nos a viver neste espírito de fé, que sabe reconhecer a misericórdia Divina em todas as provações, e as utilizar para a salvação de nossas almas.
Obtende-nos a graça que vos peço (faça o pedido), de inteira conformidade à vontade Divina, seja que ela nos conceda a cura dos nossos males, ou que recuse o que lhe pedimos.
São Rafael, guia protetor e companheiro de Tobias, dirigi-nos no caminho da salvação, preservai-nos de todo perigo e conduzi-nos ao Céu. Assim seja. (Rezar 1 Pai Nosso, uma Ave Maria e fazer o sinal da Cruz). (http://blog.cancaonova.com/fabioroniel/2007/10/10/sao-rafael-arcanjo/)

ARCANJO SÃO MIGUEL




“QUEM COMO DEUS?”
MIGUEL, O ARCANJO GUERREIRO.

A tradução literal para o nome Miguel é “Aquele/Quem como Deus”.
§  Mi = Aquele/Quem(?)
§  Ka = Como
§  El = Deus.

            São Miguel, como expressão da onipotência de Deus, teve um culto particular desde o começo da história do Cristianismo.
            As Escrituras referem-se nominalmente ao Arcanjo São Miguel em quatro passagens: duas delas na profecia de Daniel (cap. 10,13 e 21; e cap. 12,1); uma na Epístola de São Judas Tadeu cap. Único vers. 9 e, finalmente, no Apocalipse (12, 7-12).
            No livro de Daniel o Santo Arcanjo aparece como “um dos primeiros príncipes” e protetor de Israel. Nas Escrituras os Anjos são chamados com freqüência de príncipes.
            O culto a São Miguel Arcanjo vem dos primeiros tempos da Igreja. Em ícone Bizantino em uma de suas mãos observamos o globo da justiça e o cetro, como príncipe da Milícia celeste. (Solimeo P. M. O LIVRO DOS TRÊS ARCANJOS. Ed. Artpress- Sp. 1999).

ORAÇÃO

“São Miguel Arcanjo protegei-nos neste combate, cobri-nos com o vosso escudo contra as mentiras e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos e vós Príncipe da Milícia Celeste, pelo divino poder, precipitai no Inferno a satanás e a todos os espíritos malignos que andam no Mundo para perdição das almas”. Amém.