SIGNIFICADO DO ÍCONE DAS MIRÓFORAS
As mulheres Miróforas (que levam a
mirra) vão ao sepulcro.
“Ao amanhecer as Miróforas,
tomando consigo os aromas, foram ao sepulcro do Senhor e notaram coisas que não
esperavam, pasmas ao ver a pedra removida, diziam umas às outras: onde estão as
lacres do túmulo? Onde estão os guardas que Pilatos enviou por precaução? Mas
seus temores cessaram ao ver o resplandecente anjo dirigir-se a elas dizendo: por
que buscais em pranto Aquele que está vivo e vivifica o gênero humano? Cristo,
nosso Deus onipotente , ressurgiu dos mortos e dá a todos nós a vida imortal, a
iluminação e a grande misericórdia.
O ícone tem a largura
de 40 cm de largura por 49,7cm de altura.
As faixas encontradas no tumulo são semelhantes às encontradas na
natividade de Jesus Cristo.
As asas apontam para o céu.
As montanhas são as colinas de Jerusalém.
As montanhas mais claras e menores, situadas atrás do muro de
Jerusalém, representam a vida terrena e o Antigo Testamento. As mais escuras e maiores, começando
atrás e vindo para frente do muro, representam o Novo Testamento e a vida
espiritual.
O tamanho do ícone
original é de 50 cm de largura por 80 cm de altura.
Este ícone é o
resultado de uma composição de outros ícones de Miróforas.
É um Ícone Pascal que
representa a renovação da vida, não fazendo parte da tradicional iconostase, no
entanto é muito importante. É colocado para veneração no sábado da semana que
antecede o domingo de pascoa e celebrado no domingo de Pascoa.
A cena é o momento da
Escritura Bíblica registrada nos quatro Evangelhos: Mt. 1,10; Mc. 16,1-13; Lu. 24,1
e João 20, 1-2.
Nos quatro Evangelhos
narram o episódio, mas Marcos e Lucas fazem questão de nomeá-las: Maria Madalena, Salomé, Joana, Marta,
Maria irmã de Lázaro e Maria mãe
de Tiago (Mc 15:40 e Lc 24:10).
As mulheres estão
entrando na tumba. O sepulcro não é descrito de maneira hebraica. Quando elas
entram o anjo disse: “não tendes medo Jesus Nazareno, o crucificado
ressuscitou, não está mais aqui”. Esta afirmação do anjo para as mulheres é
descrita através do gesto de benção e palavras representadas pela mão do anjo.
A asa que sobe indica o céu. O túmulo está vazio onde vemos a mortalha e o
sudário. O anjo é uma figura jovem, possuindo um bastão simbolizando que vem de Deus e sua roupa branca representa a luz. Na sua veste distinguimos o cravo que é o símbolo de mensageiro e
do poder dado por Deus.
Este ícone pertence à
da escola de Novogorod, de 1475,
exposto na galeria de Treyakov em Moscou.
Salientamos que neste
ícone o anjo foi mudado e representado como num ícone do Monastério de Kirillov
e o sudário foi representado como o de um ícone de Teofane em Creta.
O ícone é um serviço
de origem monástica onde o primeiro voto é a obediência sendo esta o caminho
para a espiritualidade.
O contraste de cor
negro com vermelho da tumba e o branco do sudário significam o anuncio Pascal
da tumba surge a luz da vida. A cor vermelha significa a cor da vida no caso
surge a vida. A vitória do Senhor sobre a morte.
As mulheres foram às primeiras testemunhas da Ressureição de
Cristo e por isto ganham o epítetos de “Apostolas dos Apóstolos” e “Mensageiras
da Boa Nova”
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