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quinta-feira, 8 de setembro de 2016

SANTÍSSIMA TRINDADE

SANTÍSSIMA TRINDADE

Gostaria de acolher o convite a sentar-nos a mesa com os Três, participar da conversa sagrada, captar e tomar nossa a troca de Amor e comunhão entre as três pessoas, aparentemente idênticas, mas distintas na própria missão
A mensagem deste ícone, que é a de Cristo João 17,20-21:
¨Não rogo somente por eles, mas pelos que, por meio de sua palavra, crerão em mim: a fim de que todos sejam um. Como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, que eles estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.¨

O ícone foi escrito pelo monge Russo  Andrej Rublev, este ícone expressa toda a mensagem de Rublev e de São Sérgio.
- Os Três Anjos: são perfeitamente iguais e todavia diferenciados, representam um só DEUS em três pessoas: o PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO.
Conhecemos o Pai através do Filho: ¨Quem me vê, vê o Pai ¨(Jo 14,19). Conhecemos o Filho através do Espírito: ¨Ninguém  pode dizer Jesus Cristo é o Senhor, senão por meio do Espírito Santo¨(1Cor 12,3). Os cedros idênticos  indicam a igualdade do poder do qual cada anjo é dotado. A diversidade é expressa através das cores das roupas, mas sobretudo pela atitude pessoal de cada um em relação aos outros. No anjo da esquerda se reconhece a figura do Pai, no anjo central a do Filho e no anjo da direita a figura do Espírito Santo .
O PAI
O anjo da esquerda, o Pai veste um manto lilás sobre uma túnica azul, símbolo da Sua divindade. O lilás é uma cor evanescente, quase transparente, sinal do mistério e da transcendência. O seu manto cobre os seus dois ombros, ao contrário do Filho e do Espírito, porque Ele não é enviado, mas envia os outros. Este seu envio é indicado também pelo pé esquerdo, que parece estar iniciando  um passo de dança, ao qual o Espírito, enviado no mundo.
Tudo converge para ele, para a fonte: os outros anjos, a rocha,  a casa e a árvore. Ele está estático , reto, porque esta pessoa é origem de si mesma: é o sinal da majestade e a referência para os outros dois.
O gesto da mão e o olhar parecem confiar uma missão ao Filho que a acolhe,  curvando, em sinal de consentimento. As Suas mãos não tocam a terra-altar, mas a abençoam com os dois dedos da mão direita levantados. Ele não está no mundo. A cabeça inclinada indica que Ele acolhe a oferta amorosa do Filho.
O FILHO
O anjo central, o Filho, traja a túnica ocre: cor da terra,  símbolo da sua natureza humana assumida na encarnação; o manto azul é sinal da natureza divina da qual se  ¨vestiu¨ depois da sua vida na terra e cobre somente um ombro, porque Ele é enviado pelo Pai. A estola amarela indica a missão  vitoriosa do Cristo ¨sacerdote, que se deu a si mesmo para a salvação do mundo e ressuscitou.
O seu corpo curvado e o olhar de Amor voltado para o Pai indicam a aceitação e a docilidade         à vontade paterna. Está comunicando com o Pai a respeito da missão que cumpriu.
A sua mão direita, apoiada à terra-altar, é a mais próxima do cálice da oferta, porque ele é a oferta simbolizada pela cabeça do cordeiro. A mão reproduz o gesto de abençoar do Pai e o ato de apoiá-la  a terra-altar indica a sua descida ao mundo através da encarnação; os dois dedos são o símbolo das suas  duas naturezas: Ele é plenamente Deus e plenamente homem.

O ESPÍRITO SANTO
É representado pelo anjo da direita, traz sobre a túnica azul, simbolo da sua divindade, um manto verde água: é a cor da vida, do crescimento e da fertilidade. No campo espiritual a verde é simbolo da força vivificante do Espírito, que ressuscitou Cristo e comunicou ao mundo a plenitude do significado da Ressurreição.
É Ele que dá a vida: o Espírito do Amor e da comunhão. Dos três, este é o anjo que tem a expressão reservada.
A sua figura é a mais curvada sobre a mesa, em atitude de escuta, de humildade e de docilidade. Revelando-nos um aspecto novo do Amor, tipicamente feminino.
A sua mão permanece sobre a terra-altar indica a direção da benção: o mundo ao qual o Espírito dá vida e crescimento, fazendo germinar o cálice do sacrifício e o seu fruto.
O Espírito está participando ativamente do dialogo divino e está pronto para ser enviado ao mundo para continuar a obra do Filho.
O manto apoiado sobre seus ombros, e o pé, que está respondendo à dança iniciada pelo Pai, são símbolos  do seu estar preparado para partir para cumprir a missão que lhe foi confiada: ¨Quando o Espírito vier, Ele vos guiará à verdade toda inteira... dirá tudo que já foi dito e lhes anunciará as coisas futuras¨ (Jo 16,13).
OUTROS ELEMENTOS DO ÍCONE (HOSPITALIDADE DE ABRÃO GÊNESIS 18,1-15.
- Atrás do Pai se vê a casa de Abraão, que se tornou templo, morada do pai e simbolo da Igreja, sua Filha porque ¨corpo¨ de Cristo, segundo a teologia paulina.
- O carvalho de Mambré se transforma na árvore da morte, da tentação de Adão , origem da queda da humanidade. Ela é também símbolo da vida: a cruz em que Cristo, o homem novo, pagou o resgate da humanidade.
- A rocha-monte atrás do Espírito é, ao mesmo tempo, símbolo de proteção, de lugar ¨teofânico¨, isto é lugar onde Deus ser manifesta e símbolo da ascensão espiritual.
- O vitelo ofertado por Sara numa bandeja se torna  o cálice eucarístico.
- O ouro, simbolo da luz divina: o fundo e as auréolas douradas são símbolos da luz divina, como o sol é fonte de toda luz e cor.

Ø  Os ícones  são escritos em função da liturgia e concebidos para um espaço litúrgico sendo uma mensagem de fé, um local de encontro com Deus através daquilo que esta sendo representado. Esse encontro acontece na oração,  em que o ícone, além de ser admirado, suscita em quem esta contemplando a experiencia da qual nasceu.
Ø  Nos ícones encontramos um sistema de perceptiva inversa  que elimina a distancia e a noção de profundidade. O efeito do ícone, é contrario: aproxima as pessoas em um primeiro plano contemplativo, facilitando a entrada de quem está olhando no coração da cena, na profundidade do mistério.
Ø  Nunca podemos dizer que o ícone esta acabado, o último toque, toca a quem olha com atitude humilde de escuta da Palavra escrita.
O Espírito é o Amor entre o Pai e o Filho, portanto, queremos nos tornar dóceis à sua ação, para viver a mesma comunhão de Amor que o Pai quer e o Filho opera por meio do Espírito.
¨A comunhão dos cristãos tem por modelo, fonte e meta a mesma comunhão do Filho com o Pai no dom do Espírito¨.


O ícone foi construído sobre a Cruz, que constitui  a  estrutura geométrica principal. 

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