Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

VIRGEM DO PERPETUO SOCORRO

VIRGEM DO PERPÉTUO SOCORRO NO OCIDENTE
VIRGEM DA PAIXÃO NO ORIENTE

O ícone da Mãe de Deus da Paixão  é muito difundido no Oriente bizantino: nos museus de Atenas, Moscou, Greta, Leningrado como também no instituto helênico de Veneza.
No Ocidente, ele é venerado também com o nome de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
O seu verdadeiro nome é, de fato Paixão; com esta representação, vemos escrito debaixo do Anjo da guarda à  esquerda. Os dois anjos visíveis dos lados no alto, seguram: um a Cruz e o outro a lança e a cana  com a esponja  na ponta ensopada de vinagre, que são os instrumentos da paixão de Cristo. O Menino Jesus apresenta em seu rosto uma expressão de temor e esta com as mãozinhas apertando a mão direita da Mãe, que olha para  frente numa atitude de recolhimento e pensativa; talvez relembrando em seu coração a dolorosa e fatal  profecia de Simão, o misterioso plano da redenção, do qual Isaías já tinha apresentado o Servo sofredor.
São claramente  visíveis os habituais escritos abreviados, em letras gregas,  para indicar  ¨MÃE DE DEUS¨, ¨JESUS CRISTO¨ e na auréola deste último as WV = Aquele que é, enquanto que as estrelas sobre a cabeça e os ombros de Maria Santíssima indicam a sua virgindade antes, durante e depois do parto.
Na sua dúplice denominação, essa bela imagem da Virgem nos lembra a centralização salvífica da paixão de Cristo e de Maria e juntos, a pronta bondade da Mãe de Deus e nossa Mãe. (Irmã Maria Donadeo – Ícones da Mãe de Deus).

Este ícone é formado  por quatro figuras Nossa Senhora, o Menino Jesus e os dois anjos. A aparição dos arcanjos com uma lança e a cruz mostram ao Menino Jesus os instrumentos de sua paixão, assustado corre aos braços da mãe e com um movimento brusco desamara a sandália. Maria o acolhe com ternura e lhe transmite segurança. Porém, ao observar Maria, nora-se que seu olhar não está dirigido ao Menino Jesus mas a nós como que apelando que seja  seguidores deste amor, e para que não deixemos que o pecado tome conta de nossos corações. As mãos de Jesus estão nas mãos de Maria que nos lembra que Ela é a medianeira de todas as graças.
- O arcanjo Miguel de manto verde apresenta a lança, a vara com a esponja e o cálice da amargura.
-  O arcanjo Gabriel de manto vermelho, ele segura a cruz e os cravos, instrumentos da morte de Jesus.
- A boca de Maria é pequena para  guardar silencio, ela  fala pouco.
- A Estrela do véu de Maria , a que nos ajuda nos guia no mar da vida até o porto de salvação.
- As mãos de Jesus apoiadas na mão de Maria, significando que pro ela vem todas as graças.
- Os olhos de Maria são grandes, voltados para nós, afim de ver todas as nossas necessidades.
- A túnica vermelha de Maria distingue as virgens do templo da Glória. A cor vermelha representa a humanidade de Maria.
- A sandália desatada simbolo de nossos  do pecado preso ainda a Jesus por um fio – o último a devoção de Nossa Senhora.
- A mão esquerda de Maria sustenta Jesus, a mão de consolo que Maria estende a todos que a recorrem nas lutas da vida.
- O  centro do ícone onde Maria ao mesmo tempo nos acolhe no seu olhar, com a mão aberta, nos indica Jesus Cristo como nosso REDENTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário