Define-se perspectiva como a projeção em uma superfície bidimensional de um determinado fenômeno tridimensional. Para ser representada na forma de um desenho (conjunto de linhas, formas e superfícies) devem ser aplicados mecanismos gráficos estudados pela Geometria descritiva, os quais permitem uma reprodução precisa ou analítica da realidade tridimensional. O fenômeno perspéctico manifesta-se especialmente na percepção visual do ser humano (Enciclopeia wikipedia on-line).
PERSPECTIVA INVERSA, OU PERSPECTIVA BIZANTINA
As linhas divergem contra o horizonte, ao invés de convergir como na perspectiva linear. Tecnicamente, o ponto de fuga é colocado fora da pintura com a ilusão de que está "na frente" da pintura. O nome perspectiva bizantino vem do uso dessa perspectiva na arte sacra bizantina. O conteúdo da imagem como a abertura e expansão, aumenta a sensação do expectador. O ponto de fuga está perto do espectador.
No ícone Pantocrator Ele é que olha para o espectador em vez de o espectador olhar para Pantocrator demonstrando o lado espiritual e não a realidade física. Cuja interpretação é de que Deus é onipresente, sua visão convergente de todos os lugares, ao invés a partir de um ponto no quadro. Segundo esta interpretação, a perspectiva inversa seria da concepção e / ou sensório de Deus. Pressupõe uma posição interna do pintor havendo redução das medidas dos objetos que são representados maiores do que as do primeiro plano. A perspectiva invertida desorienta o espectador, pois nossos olhos estão acostumados com a perspectiva linear.
Nenhum comentário:
Postar um comentário